O Governo do Amazonas informou que as novas doses da vacina contra Covid-19 serão distribuídas aos municípios a partir desta sexta-feira (26). O estado recebeu 120 mil doses nesta quinta (25).
As doses serão destinadas para o grupo prioritário entre 60 e 69 anos de idade, segundo o governo. O início da vacinação depende de cada prefeitura, mas deve iniciar logo após o recebimento das doses.
O Ministério da Saúde enviou 42 mil doses da CoronaVac/Butantan, e 78 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca. Esse último lote deveria ter chegado na quarta (24), mas foi enviado por engano ao Amapá.
"O procedimento de retirada de doses de imunizantes inclui o agendamento realizado pelos municípios do Amazonas com 24 horas de antecedência. A retirada dos imunizantes pode ser realizada a partir desta sexta-feira", informou a Fundação de Vigilância em Saúde.
Segundo a FVS, alguns municípios retiram as doses da sede do órgão, em Manaus, e outras recebem por meio de distribuição do governo.
A campanha de vacinação contra Covid no Amazonas teve início no dia 18 de janeiro. Até esta quarta-feira, mais de 225 mil pessoas receberam a primeira dose, e mais de 33 mil receberam a segunda.
Até então, o grupo prioritário da vacinação inclui idosos com 70 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde e indígenas aldeados.

Vacinação em Manaus
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informou à Rede Amazônica, em nota, que ainda não sabe quantas doses serão enviadas a Manaus. O órgão disse, ainda, que "qualquer planejamento nesse sentido depende de quantas doses a Semsa receberá".
- VACINA EM MANAUS: veja quem pode ser vacinado contra Covid hoje e o que fazer
A prefeitura realiza, desde segunda-feira (22), o cadastramento on-line das pessoas com idade entre 60 e 69 anos, residentes na capital. A medida deve facilitar a identificação nos postos de vacinação e selecionar as prioridades.
O cadastro deve ser feito no link: https://imuniza.manaus.am.gov.br/.
Remessas
Além desta remessa, o Ministério da Saúde já destinou outras quatro ao Amazonas.
- No primeiro lote, em 18 de janeiro, o estado recebeu 282.320 doses da CoronaVac.
- No dia 23 de janeiro, outras 132.500 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no estado.
- Em 25 de janeiro, o estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac.
- A quarta remessa, com 96.200 unidades da CoronaVac, chegou ao Amazonas no dia 7 de fevereiro.
- Entre quarta e quinta feira, foram recebidas 120 mil doses, sendo 42 mil de Coronavac e 78 mil de Astrazeneca.
Fonte