Conexão Amazonas

Notícias/Saúde

Grupo Pela Vidda promove testagem de HIV em vários locais do Rio

Time de voluntários estará nesta segunda-feira na Pedra do Sol, região portuária da cidade, de 17h às 22h. A ação faz parte do projeto Verão da Prevenção.

Grupo Pela Vidda promove testagem de HIV em vários locais do Rio
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

O Grupo Pela Vidda dá prosseguimento

 hoje

 (6) às ações do projeto Verão da Prevenção, reunindo uma equipe de educadores voluntários na Pedra do Sal, local situado na região portuária, que fica lotado de jovens e trabalhadores para curtir um dos sambas mais quentes do Rio. Os voluntários

 do grupo estarão ali de 17h às

 22h.

Estão programadas também para esta semana ações de testagem e prevenção na Glória (8), 16h às 21h, e na Lapa, região central da cidade, no dia 10, de 19h até meia-noite.

 Ontem

 (5), a atividade foi realizada nas areias da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio

 de Janeiro, em frente ao Copacabana Palace Hotel.

O coordenador do grupo, Marcio Villard, informou à Agência Brasil que, nos locais, o time de voluntários promove

 testagem para o HIV, sífilis e hepatite B, além de levar informações sobre as formas de evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O Grupo Pela Vidda-RJ é uma instituição pioneira na luta contra a Aids, com mais de 33 anos de atuação contra a epidemia e em favor dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids. O grupo foi fundado em

 24 de maio

 de 1989, pelo escritor Herbert Daniel. Trata-se do primeiro grupo fundado no Brasil por pessoas vivendo com HIV e Aids, seus amigos e familiares. Já o projeto Verão de Prevenção é realizado desde o ano 2000.

Objetivos

“O objetivo é falar da prevenção combinada, dos métodos de prevenção, da importância da testagem e das pessoas terem referência no grupo caso necessitem. E, também, que é possível acessar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) na rede de saúde pública, e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV)”, disse Villard. O PrEP é um novo método de prevenção ao HIV que está sendo disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Marcio Villard informou que os lugares onde as atividades vinculadas ao carnaval acontecerão ainda estão sendo definidos.

FONTE/CRÉDITOS: Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!